Compreensão leitora e estrutura argumentativa do gênero crônica

Jésura Lopes Chaves

Resumo


O presente trabalho examina a relação entre compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa de uma crônica. Para proceder à investigação, analisou-se o desempenho de alunos da terceira série do Ensino Médio através de um teste de compreensão leitora (TCL) e um teste de conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa (TEA), com base na teoria postulada por Adam (1992). A partir dos dados levantados, calculou-se o coeficiente de correlação de Pearson ( r ) das duas variáveis. O resultado obtido indica uma correlação de 0, 578, confirmando a hipótese norteadora do trabalho de que uma variável está relacionada à outra. Considerando as peculiaridades dos objetos em pauta - leitura, crônica e argumentação - que, imbricados, apontam para outros fatores concorrendo também para a correlação, o tema revela-se bastante complexo. Nesse sentido, torna-se premente a realização de novos trabalhos científicos que focalizem a integração entre esses elementos, tendo em vista a sua relevância para paradigmas escolares que objetivam a formação de leitores proficientes.

Palavras-chave


Compreensão leitora; Estrutura argumentativa; Crônica.

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Avaliação do Qualis CAPES - 2012/2013
ÁREA CAPES - Letras/Linguística
CLASSIFICAÇÃO - B2

e-ISSN 1984-4301

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